terça-feira, fevereiro 21, 2006

Uma retrospectiva...

Olá, eu sou a Cristiana, e fui a primeira a iniciar as dinamizações individuais do nosso estágio.
A sorte tinha-me escolhido, era eu a primeira a dar aulas, e sozinha, o nervosismo falava mais alto, como iria ser?
Vou fazer uma retrospectiva das actividades que fiz com as crianças até agora.
Comecei por introduzir as estações do ano, relacionadas com os estados de tempo e o vestuário adequado. Introduzi o quadro do tempo e também a árvore do Outono.


Para introduzir as estações do ano, apresentei uma sessão em power point, onde relacionei os estados de tempo com o vestuário e com as respectivas estaçoes do ano.



Aqui está o resulatdo final do quadro do tempo, alguns estados de tempo sugeridos e decorados pelas crianças, bastou para ter uma boa recepção por parte das crianças, os ponteiros são mudados de posição todos os dias pelas crianças, de acordo com o estado de tempo.



Esta árvore ficou na nossa sala, e foi feita com a ajuda dos nossos reguilas, a base foi feita em esferovite e as folhas em cartolina, as crianças pintaram e colaram as folhinhas...

A primeira aula tinha acabado, as dúvidas eram muitas, mas as expectativas em relação ao que me esperava superavam tudo; havia muita vontade de continuar, sempre mais e melhor... os traquinas mereciam e merecem todo o esforço.

3 comentários:

Cidalia disse...

Olá caras futuras colegas.
Estou não a comentar o post mas sim a felicitá-las por esta forma de "reflexão".
Continuem e.... Cristiana... esse nervosismo de um modo ou de outro acontece SEMPRE nas boas profissionais, acredita.
Força!!!!

OlgaMourato disse...

obrigada cidalia, espero que continue a passar por cá.

L.S. Bijuterias & Acessórios disse...

Oi!
Tenho uma opinião diferente sobre as "aulas" em educação de infância. P'ra mim não existem aulas, mas sim temas que são explorados com as crianças, tornando assim a educação menos tradicional.
a partir do 1.ºciclo dão-se aulas, no jardim de infância preparamos os meninos para a vida, por isso é que nós somos educadores e eles professores.

Não vos estou a criticar, mas os meus professores de prática pedagógica assim nos ensinaram desde o 1.º ano.
beijinho e gosto muito das vossas dinamizações