sexta-feira, março 10, 2006

Ora bate padeirinha...

A minha quinta dinamização foi a dos 5 dias, estava assustada, cinco dias com os traquinas, como iria ser? Ainda por cima era a última das dinamizações de 5 dias, o cansaço já era muito, mas os olhinhos dos traquinas fazem esquecer tudo.
Nesta semana abordei a profissão o padeiro, mas antes de chegar à profissão do padeiro falei do pão, do processo desde que se semeia até que se come.


Começei por contar a história "Galinha Ruiva" através de uma "televisão", depois as crianças pintaram algumas imagens da história e tiveram que as ordenar pela ordem que apareciam na história.


Depois, através de slides apresentei a sequência do processo do pão, desde que é semeado até que está pronto para se comer. Após, a apresentação de slides mostrei um copo de iogurte às crianças e perguntei o que podíamos fazer com ele, depois de dadas algumas pistas estas conseguiram chegar ao que era pretendido, semear o trigo. As crianças decoraram o copo de iogurte, depois com ajuda colocaram terra, semearam o trigo e regaram.
Um dos nossos traquinas fez anos e as outras crianças fizeram um desenho para lhe oferecer.


Posto isto, mostrei um rolo de papel higiénico e perguntei o que se podia fazer com ele, ao que as crianças responderam prontamente que se podia fazer um moinho, mostrei de novo o moinho da história para que as crianças pudessem visualizar melhor como era um.

Aproveitei o espaço exterior e fiz uma gincana, onde as crianças tinham que fazer os mesmos passos que a Galinha Ruiva fez na história, semear, colher, levar ao moinho e amassar o pão, as crianças fizeram o percurso com adereços entre os quais uma crista.


Foi realizada uma visita à padaria de Cambres, onde a senhora explicou o processo do pão na mesma. Depois aproveitei o recreio para ensinar a lengalenga “Pico, pico”.
Recebemos no jardim-de-infância o padeiro, pai de uma das crianças, que explicou às crianças como se fazia o pão, desde os ingredientes até como se molda o pão, fez também uma bôla. Como forma de agradecimento ao padeiro ter ido ao jardim, foi decidido com as crianças fazer-se uns desenhos e oferecer-se.

Posto isto, voltamos a fazer a massa de pão, uma vez que as crianças de manhã não tinham tido oportunidade de mexer e era notória a vontade das mesmas, foi feita a massa e as crianças depois levaram a mesma para casa.

Ensinei a canção “Era uma vez um moinho”, a qual foi explorada de diversas formas, também com instrumentos musicais, e foi dramatizada, umas crianças faziam de moinho e outra fazia de moleiro.


Foi feito um concurso de canções com as crianças, depois ensinei no exterior a canção “Ora bate padeirinha”, foi feita uma roda, e também foi feita uma dança com a canção.
De seguida, voltamos para a sala e as crianças fizeram um cata-vento.

Sem comentários: